Nota 6,0 Comédia de época faz críticas à burguesia, mas na reta final perde o ritmo das piadas

Quem surge para ocupar a vaga é Fanfan La Tulipe (Vincet Perez), que ganhou tal sobrenome da Marquesa de Pompadour (Hélène de Fougerolles) que lhe presenteou com uma joia em formato de tulipa como agradecimento por ter salvado ela e a filha do rei quando foram atacadas por um bando a caminho do castelo. O rapaz fica nas nuvens, pois esta era a prova de que a profecia de Adeline (Penélope Cruz) iria se concretizar. Muito mulherengo, o rapaz quase foi obrigado a se casar com a última mulher que caiu em sua lábia, mas conseguiu fugir com a ajuda desta jovem vidente que na verdade é uma trambiqueira que prevê a todos os homens o mesmo futuro brilhante: carreira militar e casamento perfeito com uma bela mulher que por fim descobrirá ser filha do rei. A mentira, no entanto, ajuda Fanfan a ter um objetivo na vida e assim ele se alista no exército, tanto para fugir da fúria das mulheres que abandonou quanto para ficar mais próximo da corte para desposar a princesa. É óbvio que não vai demorar para Adeline, que é uma das serviçais dos nobres, descobrir estar apaixonada e então tentar desestimular o rapaz quanto a esse sonho maluco, mas a situação se complica quando o conquistador bate de frente com o sargento Fier-à-bras que nutre uma paixão platônica pela empregadinha de traços latinos. Escolhido para abrir o Festival de Cannes de 2003, Tudo Pela Honra é o remake de um clássico francês dos anos 50 dirigido por Christian-Jaque e que tem como título o nome do protagonista. A essência original pode ter sido preservada, mas é certo que o roteiro de Besson em parceria com Jean Cosmos trabalha com elementos que fazem alusão a situações extremamente contemporâneas, como o assédio de um coronel afeminado à Fanfan ou o fato da aparência e a higiene serem as principais preocupações do exército. Duelos, corre-corre e diálogos bem-humorados marcam a produção do início ao fim, mas é fato que após o irreverente acerto de contas entre o protagonista e o sargento o nível de interesse da fita cai consideravelmente, sendo que ela se sustenta sobre as dúvidas que cercam um tal “mão negra”, o bandido que interceptou a carruagem da princesa e perdeu um anel valioso para Fanfan e obviamente o quer de volta.
Comédia - 99 min - 2003
0 Yorumlar